Ho'oponopono - Culpa vs Responsabilidade

Atualizado: 24 de jun. de 2021



Na minha última publicação eu falei sobre um dos pontos mais importantes para que a prática do Ho'ponopono funcione. De assumires a responsabilidade da tua vida. O que eu te quero passar hoje é a diferença entre responsabilidade e culpa.


Quando te falo em assumires a responsabilidade da tua vida, significa que deves integrar que tudo o que está à tua volta é um reflexo daquilo que se passa interiormente. Os teus medos, bloqueios, crenças limitantes e padrões refletem-se na tua vida para te dar a oportunidade dos limpares. Situações e/ou pessoas aparecem na tua vida para te mostrar aquilo que tens de curar em ti. Se há alguém que te desafia, que desperta algum tipo de desconforto em ti, em vez de colocares a culpa nessa pessoa, vai dentro de ti e procura o que pode estar escondido dentro de ti que faz com que a situação mexa contigo. Mesmo que não saibas o que é, aqui entra a magia do Ho'ponopono. TU podes limpar essa parte em ti, assumindo essa responsabilidade.


Quando falamos em responsabilidade é normal que fiques na dúvida, e que te perguntes: mas o que fiz eu para esta pessoa me estar a magoar? Porque devo eu assumir a responsabilidade? Aqui entra a diferença entre Culpa e Responsabilidade. Não interessa de quem é a culpa. Tua ou da outra pessoa. Na realidade a culpa não é de ninguém em especial. A culpa é da informação que está lá. Das memórias partilhadas. Mas cabe-te a ti, a Responsabilidade de limpares isso em ti. Reflectires de volta a culpa para outra pessoa não cura nada, apenas ajuda a alimentar esse elo, essa memória que existe em comum. Por isso a responsabilidade é e sempre será tua.


Nada mais libertador do que assumires a Responsabilidade de tudo o que se passa na tua vida.

Se ainda não começaste a praticar o Ho'ponopono, desafio-te a fazê-lo agora. Neste momento. Quando sentes que algo te incomoda, seja um comentário de outra pessoa, seja uma reacção/atitude de outro, vai dentro de ti, pede para limpar em ti aquilo que criou essa realidade , e diz os mantras , ou em voz alta ou só para ti dentro da tua cabeça. Continua a repetir até sentires que o desconforto desapareceu. Repete sempre que sentires necessário!


Sinto Muito
Perdoa-me
Eu Amo-te
Sou grato(a)

Se és como eu, que estou sempre a pensar, substitui essa conversa interior pelos mantras. Com o tempo, o mantra passa a ser a tua conversa interior.


  • "Não sou Capaz" - Substitui por: Sinto Muito, Perdoa-me, Eu Amo-te, Sou Grato(a).

  • "Ningém me Ama" - Substitui por: Sinto Muito, Perdoa-me, Eu Amo-te, Sou Grato(a).

  • "Ninguém me escuta" - Substitui por: Sinto Muito, Perdoa-me, Eu Amo-te, Sou Grato(a).

  • "Não sou bom(oa) o suficiente" - Substitui por: Sinto Muito, Perdoa-me, Eu Amo-te, Sou Grato(a).

Já percebeste a idéia, certo?


Agora que sabes um pouco mais sobre o que é assumires a Responsabilidade daquilo que te rodeia, o que vais fazer com esta informação?



OBS: Podes guardar a imagem da publicação. Podes imprimi-la e colocar num sitio onde a poderás ver todos os dias, se possivel várias vezes durante o dia, como forma de "lembrança". Eu tenho-a como fundo de ecrã no meu telemóvel. Esta imagem também serve de activação. Sempre que olhas para ela, vai activar em ti o processo de limpeza.


Na última publicação lancei um Sorteio para ganhares um mês de apoio comigo, deixo-te o link aqui se quiseres participar!

https://www.mystiktemple.com/post/ho-ponopono-o-que-precisas-aceitar-para-funcionar


 

Bónus:

Este video contém a repetição dos mantras, e tem também a Energia da Chama Violeta (transmutação). Espero que gostes e que te ajude a limpar tudo o que precisa ser limpo. Na descrição do video tem algumas recomendações de como o podes usar, mas segue sempre a tua intuição e aquilo que sentes que é adequado para ti!

Imagem/Fotografia: Vera Amorim


Com Amor,

Vera Amorim

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PERDÃO!